O Parque Estadual do Cantão (PEC) é considerado uma das áreas protegidas mais importantes da Amazônia brasileira (TOCANTINS, PUP/PEC, 2004, p. 15). Sua riqueza biológica deve-se ao fato de que o Cantão, formado como um delta pelo rio Araguaia, Javaés e do Côco, apresenta mais de 800 lagos e um ecótono entre o Cerrado e Floresta Amazônica. Complementando sua riqueza, o Parque detém grande diversidade e algumas espécies ameaçadas de extinção. Seu estado de preservação, sua função como recurso para a alimentação e berçário para a reprodução de abundantes populações de peixe do médio Araguaia colaboram ainda mais para a justificativa da importância de sua existência.
- Passeio de voadeira -
De acordo com estudos realizados o PEC detém cerca de 44 espécies de mamíferos, 316 de aves, 22 de répteis, 17 de anfíbios, 56 espécies de peixes e 134 espécies de plantas vasculares. Outras 53 espécies de aves e 6 de mamíferos foram registradas no entorno do PEC, porém não exatamente em seu interior.

- Fauna do PEC -
As populações de espécies ameaçadas de extinção como a onça-pintada (Panthera onca), a ariranha (Pteronura brasiliensis), o jacu-de-barriga-castanha (Penelope ochrogaster) e o pirarucu (Arapaima gigas), fazem-no especialmente valoroso para a biodiversidade.
- Área do Parque Estadual do Cantão -
Área: 90.017,89 hectares
Localização: encontra-se na região centro-oeste do Estado do Tocantins, a uma distância de 260 quilômetros de Palmas, capital do Estado. Está situado ao norte da Ilha do Bananal.

- Pôr do Sol -
Não perca essa oportunidade de conhecer o Parque Estadual do Cantão (TO), e em breve teremos quatro modelos de roteiros para você escolher qual aventura se encaixa com o seu espíriro de explorador.
publicação: Leonardo Azevedo / texto: Governo de Tocantins / foto: Leonardo Azevedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário